© Alecrim Dourado Formação Musical - 2019 - by K2S Marketing Digital

Pedagogias em educação musical

Esta obra reúne de forma inédita ensaios sobre o trabalho de dez grandes pedagogos musicais, sendo leitura fundamental para quem deseja, de fato, compreender as concepções de educação musical que temos na atualidade. De ponta a ponta, seja no Brasil, seja na América Latina ou pelo mundo afora, essas pedagogias fazem parte dos currículos de educação musical das principais instituições de formação docente e de milhares de escolas de ensino básico e conservatórios.

Há imenso valor histórico, sociológico, educacional, filosófico e psicológico nas ideias desses clássicos. Conhecer seu legado pedagógico implica entender as múltiplas formas de pensar e atuar no ensino de música. Afinal, essas pedagogias constituem parte da história e dos fundamentos da educação musical e conhecê-las é também um modo de compreender melhor a nossa educação.

Para cada capítulo - escrito por especialistas nos fundamentos pedagógicos -, os autores apresentam as principais ideias, informações sobre vida e obra, detalhes da proposta pedagógico-musical e sugestões para a sala de aula: direcionamentos para que o professor possa recuperar os princípios pedagógicos e aplicá-los em aula de música.

Sumário

1. Émile Jacques-Dalcroze, por Silvana Mariani
2. Zoltán Kodály, por Walênia M. Silva
3. Edgar Williams, por Enny Parejo
4. Carl Orff, por Melita Bona
5. Maurice Martenot, por Vania M. Fialho e Juciane Araldi
6. Shinichi Suzuki, por Beatriz Ilari
7. Gertrud Meyer-Denkmann, por Jusamara Souza
8. John Paynter, por Teresa Mateiro
9. Raymond Murray Schafer, por Marisa T. O. Fonterrada
10. Jos Wuytack, por Graça B. Palheiros e Luís Bourscheidt

Conheça o projeto

O livro "Pedagogias em Educação Musical" foi lançado pela Editora IBPEX/Intersaberes em 2011 e tem 347 páginas.

Encomenda