© Alecrim Dourado Formação Musical - 2019 - by K2S Marketing Digital

De tramas e fios

Em "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação", a autora Marisa Trench de Oliveira Fonterrada discute a educação musical e quanto ela decorre dos hábitos, valores, condutas e visão de mundo da sociedade a cada época. Após três décadas de ausência, desde 1996 a música recuperou seu status de disciplina educacional e voltou às escolas; entretanto, nesse período, perdeu-se a tradição da educação musical.

Obra fundamental na biblioteca do educador musical no Brasil, nela aborda-se o que está por trás das atitudes tomadas em relação ao ensino de música, nas escolas especializadas e nas de educação geral, para que se tenha clareza a respeito do valor que lhe é atribuído e do papel que representa na sociedade contemporânea, procurando entender os motivos da dificuldade de afirmação da área no Brasil, especialmente no que se refere à educação pública.

Sumário

1. Educação musical: tecendo a linha do tempo
2. Tramando os fios da educação musical: os métodos ativos
3. Desenredando a trama da música na escola brasileira
4. Alternativas educacionais: urdindo as tramas da rede
Conclusão - Costurando a rede: tramas e fios

Conheça o projeto

O livro "De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação" foi lançado em 2005 pela Editora da UNESP e tem 364 páginas. Atualmente, o livro está em sua 2ª edição.

Encomenda