© Alecrim Dourado Formação Musical - 2019 - by K2S Marketing Digital

Sonoridades Brasileiras

Atuando há anos com o ensino da flauta doce, as autoras Renate Weiland, Ângela Sasse e Anete Weichselbaum produziram o método "Sonoridades Brasileiras", cuja proposta é abordar o ensino da flauta doce de uma forma ampla, aliando a ênfase na execução instrumental com propostas que sirvam de suporte pedagógico-musical para um trabalho incluindo a apreciação, a improvisação e a criação musical. As autoras apontam caminhos e sugestões para os educadores e professores na tarefa de desenvolver o discurso musical do aluno, a partir de criativas atividades distribuídas em 12 capítulos, numa sequência progressiva de trabalho. A preocupação é que a qualidade do ensino da flauta doce seja fundada numa prática consciente das possibilidades do instrumento, servindo não apenas como um recurso auxiliar na musicalização, mas como uma base sólida para o aprendizado da música.

O método inova ao contemplar a diversidade da música brasileira, privilegiando o repertório nacional. Dessa forma, supre a necessidade de um material adequado ao ensino da flauta doce no Brasil.

Sumário

1. A flauta doce
2. A técnica do instrumento
de 3. a 12. unidades com progressão de atividades
Para quem quer tocar mais: escalas, articulações e composições de alunos e convidados
Apêndice para os professores: dicas de leitura, orientações para atividades de apreciação e abordagem teórica do método.

Conheça o projeto

O método "Sonoridades Brasileiras" foi lançado pela Editora do DeArtes/UFPR em 2008, e desde então teve mais três reedições atualizadas.

Encomenda