Musicalização para Crianças

Nossa proposta de trabalho parte dos chamados métodos ativos de educação musical, aprendendo sempre a partir da prática. A cada aula as crianças têm contato com os princípios fundamentais da linguagem musical em de atividades de execução (cantar, tocar, dançar), audição e criação musical. Uma diversidade de estratégias de ensino faz da aula um momento de aprendizado lúdico - as crianças aprendem música fazendo música com diversão.


DIFERENCIAIS

A Alecrim Dourado é a única escola de Curitiba especializada em musicalização para crianças. A nossa equipe de professores é formada pelos educadores musicais Vivian, Rosane, Alice, Carol, Marília, Rachel e Yuria.

Nosso currículo é organizado de forma gradual, e em cada turma agrupamos crianças com faixa etária dentro de 6 meses. Isso quer dizer que as crianças de 1 a 1,5 ano executam atividades diferentes das de 1,5 a 2 anos, pois o desenvolvimento musical é progressivo e específico para cada idade.

CURSOS

As etapas do curso de musicalização para crianças na Alecrim são três:

Musicalização Infantil 

Crianças de 6 meses a 2 ½ anos

 

Primeiro nível de formação musical, envolve a família toda em atividades lúdicas, pois é a partir da mediação do adulto que a criança explora o universo musical à sua volta. Neste nível a criança explora as propriedades do som (altura – grave/agudo; duração – curto/longo; intensidade – fraco/forte; timbre), desde a atividade de execução da escala musical, com variações como a escala maior, staccato, legato, oitava. Vivencia diferentes ritmos, experimentando corporalmente cada variação.

Ao final do nível, conhece de maneira inicial as figuras musicais (nota e pausa) em propostas de leitura simples e com notação não-tradicional. Explora e percebe sons vocais, sons de animais, objetos sonoros e instrumentos musicais. Reconhece e executa canções do ambiente familiar e amplia o seu repertório com obras de diferentes gêneros e locais do mundo. Experimenta instrumentos musicais variados, manipulando em aula principalmente os de percussão.

Iniciação Musical 

2 ½ aos 5 anos

 

Segundo nível de formação musical, em que há o respeito à autonomia da criança em aula, que passa a frequentar com os professores e colegas, mas sem a presença dos pais – o papel da família é retomar e explorar os conteúdos aprendidos em casa. Neste nível a criança experimenta e reconhece as propriedades do som e as da música (melodia, ritmo, harmonia, andamento, silencio e pausa, dinâmica). Explora a voz de maneira mais consciente e executa arranjos instrumentais com xilofones, metalofones e pequena percussão no grupo. Explora novas figuras da notação musical não tradicional e tradicional em leituras rítmicas e melódicas. Experimenta novas variações da escala musical, como a escala menor, arpejos etc. Percebe, reconhece e classifica sons dos instrumentos musicais em famílias.

BatuCrim - percussão para crianças

6 aos 9 anos

 

O BatuCrim  - percussão para crianças é um projeto que tem a finalidade de proporcionar uma vivência musical no processo de formação das crianças que ainda não tem idade e nem maturidade cognitiva e motora para o aprendizado de um instrumento individual. 
As aulas são conduzidas de forma direcionada e livre, tendo uma estrutura diversificada que vai desde o aquecimento vocal e corporal, até as práticas instrumentais usando diferentes objetos sonoros da nossa casa, como balde, tampa de panela, colheres, cabo de vassoura... Essas práticas musicais percussivas são divertidas, com muitos desafios, aventuras, palavras chave para ajudar na aprendizagem das células rítmicas, respeitando o processo de cada estudante.
As crianças também tem um espaço para apresentações, se assim quiserem, podendo tocar um instrumento ou até cantar; todo final de aula elas dão sugestões de músicas para trabalharmos, e assim construímos um repertório do BatuCrim em conjunto.

© Alecrim Dourado Formação Musical - 2020